Make your own free website on Tripod.com

Botões de navegação

Convento de S. Francisco

Convento de S. Francisco

"Aproximei-me enfim do real Convento de São Francisco (…) este é um dos mais antigos e mais históricos edifícios do reino (…) aqui reina a desolação e o abandono."

"…São Francisco é uma bela ruína, que merecia ser examinada devagar… da bela Igreja gótica, fizeram uma arrecadação militar, andou a mão destruidora do soldado quebrando e abolando esses monumentos preciosos, riscando com a baioneta pelo verniz mais polido e mais respeitoso desses jazigos antiquíssimos, os lavores mais delicados esmoucou-os, degradou-os." (Cap.XLI)

Pormenor do interior do Convento de S. Francisco

É fundado entre 1242 e 1245 pelo Rei D. Sancho II. Os arcos da alpendrada são construídos em 1282/3. Sete anos mais tarde faz-se a ampliação do Convento e constrói-se um coro alto por iniciativa de D. Fernando e de Leonor Teles. Em 1388 e em 1600 o convento é danificado por incêndios. Mais tarde em 1755 os efeitos do grande terramoto fazem-se sentir no Convento. Em 1834 as ordens religiosas masculinas são extintas e o convento fica abandonado durante alguns anos. Em 1844 o 4º Regimento de Cavalaria instala-se no Convento.

Em 1991 iniciaram-se os trabalhos de restauro que permitem a abertura do Convento ao público.

                          Seta