Make your own free website on Tripod.com

Botões de navegação

                                                                                             Romantismo no Mundo

Gros "Napoleão no Campo de Batalha"

Gros "Napoleão no Campo de Batalha"

 

Eugène Delacroix  "Autoretrato"

Eugène Delacroix  "Autoretrato"

 

Eugène Delacroix  "Liberdade conduzindo o povo"

Eugéne Delacroix   "Liberdade conduzindo o povo"

 

No século XVIII dá-se uma democratização quase total da arte literária, quer quanto aos autores quer quanto aos temas. Aos poucos a democratização chegou também ao público (leitor).

A contribuir para este fenómeno estiveram várias causas. Uma delas foi o progresso das classes mais baixas e o seu quase nivelamento social com a nobreza e o clero. Outra, foi o avanço da técnica indústrial, que tornou possível um enorme aperfeiçoamento da arte de imprimir, o que contribuiu para a vulgarização do livro.

Talvez por o grande público não entender a estética clássica, por ser demasiado académica, ou por o género ter atingido a saturação, os escritores começaram a tentar novos temas e um novo modo de os comunicar.

Assim se criou uma nova escola - ORomantismo

O Romantismo é um movimento intelectual e artístico ocidental. Surgiu no final do século XVIII e manifestou-se tanto na música como na literatura e nas artes plásticas.

As suas primeiras manifestações literárias deram-se em Inglaterra e na Alemanha. Já em pleno século XIX a sua influência chega à França, Itália, Espanha, Portugal e outros países ocidentais.

Birds1.gif (7152 bytes)

A principal característica deste movimento é a reacção do sentimento contra a razão predominante no classicismo. Previligia a emotividade e a subjectividade do artísta no processo da criação estética, ao invés do racionalismo e do rigor formal da arte clássica.

Os românticos procuram a todo o custo a evasão, quer no sonho, quer no exotismo, quer num passado sempre idealizado.

O romantismo na literatura toma a forma definitiva na obra de Goethe (Werther, 1774) na Alemanha. Na Grã-Bertanha são Southey e Wordsworth os escritores românticos mais influentes. Um pouco mais tarde, em França, Mme de Stael e Chateaubriand têm como continuadores nomes como Lamartine e Hugo.

A doutrina romântica vai para além de um género literário, ela desempenha um papel importante no desenvolvimento do pensamento e da literatura histórica do século XIX.

Paralelamente ao romantismo literário, o romantismo nas artes plásticas surge como reacção ao neoclassicismo da escola de David. Essa reacção materializa-se nos trabalhos de alguns pintores como Gros e Delacroix.

Na música o romantismo conta, entre os seus elementos mais representativos, com os nomes de Weber, Wagner, Schubert, Schuman, Berlioz, Chopin e Liszt.

Música

Romantismo em Portugal                                                                                                                              

Biografia | Monumentos | Enq. Histórico | Novela | Home